terça-feira, 30 de novembro de 2010

Balada da Neve

Batem leve, levemente,
Como quem chama por mim.
Será Chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
E a chuva não bate assim....
...
Fui ver. A neve caía.
Do azul cinzento do céu,
Branca e leve, branca e fria...
- Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho,
Passa a gente e, quando passa,
Os passos imprime e traça
Na brancura do caminho...

Fico olhando esses sinais
Da pobre gente que avança,
E noto, por entre os mais,
Os traços miniaturais
Duns pezitos de criança...
...
Augusto Gil


Neve!

Novembro quis despedir-se com o maravilhoso espectáculo que a neve proporciona.
Apesar dos contratempos que este estado meteorológico costuma originar, muitos foram os alunos que compareceram no Centro Escolar e que puderam desfrutar das brincadeiras a que a neve convida.
A alegria conseguiu fazer esquecer o frio.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Gastronomia

Um concurso de sobremesas com castanhas foi levado a efeito pelo Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, no Dia do Magusto, (12 de Novembro), dirigido à comunidade escolar.
As sobremesas concorrentes foram muitas e o primeiro prémio foi para a Sra D. Maria Adelaide Alves Pires, encarregada de educação de um aluno(a) do Centro Escolar da Sé, que apresentou um delicioso bolo de castanha.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia do Não Fumador

Foi assinalado o dia do não fumador e o Centro escolar não quis deixar passar esta data sem alertar os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade para os factores de risco que apresenta o tabagismo para a nossa saúde, entre os quais o cancro do pulmão é o principal.
Assim, realizou-se na Biblioteca uma acção de sensibilização sobre os malefícios do tabaco.
Pela sua saúde, não fume!
 Seja um não fumador e verá que se sentirá mais livre!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Magusto 2010

Realizou-se o tradicional magusto no Agrupamento de Escolas Paulo Quintela. Actividade contemplada pelo Plano Anual de Actividades (PAA), nele participaram todos os alunos afectos a este agrupamento de escolas.
Pelo segundo ano consecutivo, tivemos entre nós o maior assador de castanhas do Mundo, que assou “muuuiiiiiiiiitas castanhas” que os alunos e toda a comunidade educativa saborearam.
Os alunos divertiram-se com as várias acções que tinham sido preparadas para o Dia do Magusto, estrategicamente diferenciadas e que passaram por actividades desportivas, oficinas de pintura e de expressão plástica, momento do conto, escrita criativa, “karaoke” e outras.
A tradição manteve-se, com "ferretes" e tudo!


JP

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Slogan Vencedor

A aluna Daniela Félix, do 3.º ano, vencedora do concurso lançado pela equipa da biblioteca para criar um slogan alusivo à biblioteca e à leitura, recebeu o seu prémio na cerimónia de abertura da Feira dos Sabores Outonais.
Mais uma vez, os nossos parabéns.

Abertura da Feira dos Sabores Outonais

As turmas SE5, SE6, SE7, orientadas pela professora de Ed. Musical Marisa, fizeram a abertura da Feira dos Sabores Outonais, que terminará amanhã, dia do magusto escolar.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sabores Outonais

Integrada na actividade “Magusto”, vai realizar-se, no Centro Escolar da Sé, no dia de S. Martinho, 11 de Novembro, a Feira dos Sabores Outonais.
A abertura realizar-se-á às 9:00 horas, com a actuação das Turmas SE5, SE6 e SE7, que entoarão algumas canções alusivas à época, sob orientação da Professora de Educação Musical Marisa Alves(Actividades Extra Curriculares).
 Após este momento musical, poder-se-ão adquirir na Feira produtos da terra: compotas de tipos variados (de abóbora, de cenoura, de castanha, marmelada, geleia.), frutos secos, hortaliças e legumes, que se encontrarão expostos no recinto do Centro Escolar.
Toda a Comunidade Educativa está convidada a visitar a nossa Feira e oxalá possa dela desfrutar.
 No dia seguinte, como já anunciámos, realizar-se-á o Magusto na área envolvente do Centro Escolar da Sé e Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, onde o maior assador do Mundo atrairá a curiosidade de todos e onde se assará muita castanha e divertimento não há-de faltar.