terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Grande Guerra (1914-1918) 100 anos - recordar

Na portaria da nossa escola, encontra-se uma exposição sobre o 1.º centenário da Primeira Grande Guerra Mundial (1914 – 1918), em que Portugal também esteve envolvido. Numa exposição constituída por oito posters, faz-se uma retrospetiva deste triste acontecimento: sua origem, seu desenvolvimento e também da intervenção de Portugal e do contributo dos militares de Bragança nesta guerra.
Tendo como objetivo recordar os factos históricos, cultivar os valores patrióticos e divulgar o património militar, esta exposição é uma iniciativa do Museu Militar de Bragança e da Direção de História e Cultura Militar com o apoio do Exército Português e da Liga dos Combatentes. Vai continuar patente por mais uns dias na nossa escola.




sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

correio da amizade

Integrada na atividade “Semana dos afetos”, todas as turmas tinham o seu  “marco de correio”, onde poderiam ser depositadas mensagens em que demonstrassem a sua amizade, solidariedade, esperança, amor, e partilha para com os seus pares.
Hoje, dia de S. Valentim, as mensagens foram retiradas do “marco de correio” e distribuídas aos seus destinatários e já, nas salas de aula, foram lidas e muitas delas partilhadas com os respetivos grupos.
As reações foram agradáveis, pois é sempre bom quando sabemos que podemos contar com alguém!


semana dos afetos

“Quando chega a noite e o silêncio dos sonhadores inunda a cidade, da oficina de corações surgem misteriosos sons, porque… o Matias tem um segredo.”  Arturo abad, em Oficina de corações.

A biblioteca levou a cabo durante esta semana a atividade Semana dos afetos. Dinamizou várias obras em conformidade com as faixas etárias envolvidas: O Sapo apaixonado, de Max Velthuiss, para os mais pequeninos; Adivinha quanto eu gosto de ti, de Sam McBratney, e Oficina de corações, de Arturo Abad.
Depois da leitura e da exploração destas narrativas cheias de ternura e de simbolismo, proporcionou-se uma partilha de ideias e de sentimentos em relação ao mundo dos afetos.
No final, os vários trabalhos realizados ficaram expostos no átrio, tornando-o mais colorido e com ambiente animado de afetos.







domingo, 9 de fevereiro de 2014

entrudo chocalheiro

Vai realizar-se no dia 1 de março o desfile de Carnaval, uma iniciativa da Câmara Municipal, em que Centro Escolar participará. O tema tema deste desfile é “caretos e outras figuras tradicionais” da época carnavalesca, que, na região, eram as “madames”, “marafonas” ou ”matrafonas”, os “diabos” e a ”morte” e que, atualmente, estão quase esquecidas.
Pretende-se que seja um desfile que possa fazer retornar os brigantinos aos “bons velhos tempos”, em que imperava a crítica divertida e a diversão era rainha!
Para que isso aconteça e para que se transforme num bom momento de animação, folia, alegria e divertimento, apelamos para toda a comunidade escolar que participe e, assim, fazermos jus ao rifão popular “No Entrudo, passa tudo, com barbas e tudo” ou como Zeca Afonso canta:
“Ó Entrudo, ó Entrudo,
Ó entrudo chocalheiro,
Que não deixas assentar
As mocinhas ao soalheiro”.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

testes intermédios 2.º ano

Testes intermédios 2.º ano – 2014

nformações relativas aos testes intermédios - ano letivo de 2013/2014
Português – dia 27 de maio
Matemática – dia 30 de maio


Para mais informações: clique em: testes intermédios 2014

provas finais 4.º ano - 2014

Informações relativas aos exames nacionais e às provas finais - ano letivo de 2013/2014
1.ª fase:
 Português – dia 19 de maio – 09:30 horas
Matemática – dia 21 de maio – 09:30 horas

2.ª fase
Português – dia 09 de julho – 09:30 horas
Matemática – dia 14 de julho – 09:30 horas

Para mais informações: clique em:

português                            matemática

uma breve visita...

Hoje, acordámos debaixo de um manto branco. A neve já andava com vontade de visitar a cidade mas ficava entretida lá pelos cumes das serras de Nogueira e de Montesinho. Desceu até à cidade e cobriu-a com um fino e alvo lençol. Foi pena que tivesse durado tão pouco que quase não deu para usufruir de tanta beleza.