Figuras misteriosas que invadem algumas localidades durante a época de Entrudo, com o intuito de “chocalhar” as mulheres, principalmente as solteiras...
Com indumentárias franjadas de cores muito berrantes, portam em redor da cintura chocalhos que investem contra o corpo das raparigas, tradição que dá aos “caretos” de, por uns dias, furarem normas sociais estabelecidas, para imporem a sua própria e gozarem de uma liberdade crítica sobre o povo.
Escondidos por trás de uma máscara rudimentar, feita de latão ou outros materiais, pintada de vermelho, preto ou verde, apoiados por um varapau percorrem, correndo e saltando, todos os locais da aldeia na esperança de encontrarem alguém para “chocalhar”, nem que para isso tenham que trepar a varandas e janelas para entrar de rompante nas habitações onde suspeitem que se encontram escondidas as moças da terra.
A aldeia onde este antigo ritual se mantém vivo e torna o Carnaval grande atracção carnavalesca no distrito de Bragança é Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros que vos convida a visitarem por estes dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário