No dia 10 de Novembro, na nossa escola, vai viver-se um dia diferente.
Como em anos anteriores, o magusto faz parte do Plano Anual de Atividades do Agrupamento. Assim, nesse dia, temos uma grande oferta de atividades que vão permitir que a criança tenha oportunidade de brincar e vivenciar as tradições ligadas a esta época.
O 1º ciclo e o pré-escolar vão dinamizar algumas atividades, nomeadamente:
- Atelier das compotas, onde os sabores são diversificados, pois a horta pedagógica permitiu confecionar compotas variadas com os frutos colhidos (abóboras, tomates,…).
- Atelier dos cartuchos e das cestas, nos quais cada aluno poderá colocar as suas castanhas depois de assadas no maior assador do mundo.
- Atelier de Música – atacamos com a “ Marcha das castanhas”.
A música não vai faltar: no ginásio do Centro Escolar alguns professores acompanharão à guitarra os alunos a cantarem canções dedicadas a esta quadra.
- Não esquecendo que o lúdico influencia o desenvolvimento da criança, haverá muitas atividades deste tipo, orientadas pela equipa dos CLDS.
- A biblioteca do Centro Escolar dará também o seu contributo para que os alunos possam aprender brincando, pois o trabalho que irão desenvolver, “Nem tudo o que parece é…”, pretende incentivar à leitura, suscitando reflexos positivos nas aprendizagens das nossas crianças.
- Não esquecendo a veia poética dalguns alunos, faremos para esses um “Mural de Quadras” onde cada um irá registar uma quadra relacionada com a efeméride que estamos a celebrar.
Haverá muita, muita castanha assada e um almoço-convívio.
Com esta atividade do Plano Anual pretendemos um grande envolvimento e uma participação ativa dos alunos e se transforme num estímulo para as aprendizagens.