“ - Incentivar atividades de carácter experimental no domínio das áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, desenvolvendo nos alunos o espírito crítico e a consciência ecológica;
- Incrementar, no meio escolar e familiar, a partilha de ideias e de práticas que permitam a construção de cidadãos mais activos na defesa dos ecossistemas e do Planeta”. (PEA: 23)
São apenas dois dos muitos objetivos que regem o PEA do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, de forma a conseguirmos torná-la numa escola com comportamentos e atitudes e, dessa forma, caber-lhe com toda a propriedade o epíteto de “Escola Ecológica”.
Tendo como princípio estas linhas orientadoras, surgiu, num dos projetos existentes neste Agrupamento (para o 1.º ciclo), a construção de uma história em rede, cujo contexto fosse a consciencialização da necessidade de preservação ambiental.
Essa história, construída (em rede) por todas as turmas do 1.º ciclo, teve o seu epílogo e, hoje, um grupo de professores fez a sua mediação por meio de fantoches, na festa de finalistas do Centro Escolar e da qual deixamos algumas imagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário