Informam-se os pais/encarregados de educação dos alunos de que podem preencher o questionário de autoavaliação que lhes é destinado, acedendo à página da Escola, cujo endereço é o seguinte:
quinta-feira, 30 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Eco – uma história em rede
“ - Incentivar atividades de carácter experimental no domínio das áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, desenvolvendo nos alunos o espírito crítico e a consciência ecológica;
- Incrementar, no meio escolar e familiar, a partilha de ideias e de práticas que permitam a construção de cidadãos mais activos na defesa dos ecossistemas e do Planeta”. (PEA: 23)
São apenas dois dos muitos objetivos que regem o PEA do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, de forma a conseguirmos torná-la numa escola com comportamentos e atitudes e, dessa forma, caber-lhe com toda a propriedade o epíteto de “Escola Ecológica”.
Tendo como princípio estas linhas orientadoras, surgiu, num dos projetos existentes neste Agrupamento (para o 1.º ciclo), a construção de uma história em rede, cujo contexto fosse a consciencialização da necessidade de preservação ambiental.
Essa história, construída (em rede) por todas as turmas do 1.º ciclo, teve o seu epílogo e, hoje, um grupo de professores fez a sua mediação por meio de fantoches, na festa de finalistas do Centro Escolar e da qual deixamos algumas imagens.
Festa de finalistas
Com o verão acabado de chegar, despediu-se o ano letivo de 2010/2011 e com ele deixam o Centro Escolar os alunos do 4.º ano de escolaridade. Novos desafios se lhes colocam nos próximos anos.
Como desfecho brindaram toda a comunidade educativa com uma festa de despedida, a sua festa! A festa de finalista. As duas turmas de 4.º ano prepararam uma dramatização baseada na obra de José Fanha, “O dia em que a mata ardeu”, um livro recomendado pelo PNL (Plano Nacional de Leitura), relacionado com projetos que tenham que ver com a Natureza e defesa do ambiente, em perfeita harmonia com o tema do Projeto Educativo do Agrupamento.
Neste dia de solstício de verão, recordando verões de má memória que não quereremos que se repitam, também esta dramatização serve de sensibilização para o verdadeiro flagelo que todos os anos afeta as nossas florestas – os incêndios.
Foi uma mensagem valiosa que nos deixaram como despedida, que nos deu muita alegria.
Terminou a festa com a queima das fitas... É um ciclo que fica para trás, mas que deixa uma marca profunda na vida de cada um.
Que a aprendizagem continue a ser um objetivo para todos e que um dia voltem ao local onde tudo começou. Que não esqueçam os valores que lhes foram transmitidos ao longo destes quatro anos.
Noite de festa com as AEC
Ensino de Inglês, ensino da música e atividade física e desportiva, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, juntaram-se e em harmonia e encerraram o ano letivo com um espetáculo com todas as turmas do 1.º ciclo.
Foi uma noite de festa com muita cor, muita música e muita alegria.
terça-feira, 21 de junho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Acampamento
A nossa jornada iniciou-se com o alarido da entrada nos autocarros que nos levariam para Rio de Onor. Eram muitos, os autocarros!
A pequena e tão visitada “aldeia comunitária” esperava toda esta pequenada.
Ali chegados, as ruas encheram-se de vida. Muitos divertimentos e atividades estavam preparados para deliciar miúdos e graúdos: escalada, canoagem, paintball, karaoke, pinturas faciais, jogo do cântaro, saltar a corda, jogo de lateralidade, jogos ambientais, à descoberta das árvores...
Mas não foi só divertimento. Num local destes, não podíamos deixar escapar a oportunidade de conhecer a aldeia e as suas particularidades: o trabalho no campo, o rebanho comunitário, o moinho comunitário, a vara comunitária. Percurso pedestre de reconhecimento da aldeia e visita ao moinho em funcionamento. Também o forno comunitário cozeu pão.
Um encontro intergeracional que os naturais de Rio de Onor não esquecerão tão cedo e, cremos, os alunos também não, já que as emoções foram muitas, muitas.
E o dia chegou ao fim. Para uns o regresso, para outros, porém, porque ali vão pernoitar, as emoções vão continuar pela noite dentro. Novas atividades e outras surpresas os esperam. Além do que já hoje viveram, ainda vão ter a noite passada numa tenda!
Rio de Onor
Esta é a descrição da aldeia de Rio de Onor, que encontramos na obra de Jorge Dias, "Rio de Onor - Comunitarismo Agro-pastoril" e que serviu de cenário à atividade do PAA do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela - "Acampamento em Rio de Onor: uma jornada em favor da preservação e conservação ambiental...":
“A povoação do Rio de Onor, a que os rionorenses chamam al lugar, está dividida em dois núcleos situados dos dois lados da fronteira e distantes um do outro cerca de 150 metros. A aldeia espanhola é conhecida por Rihonor de Arriba e a portuguesa por Rionor de Abajo, visto ficar uma a montante e a outra a jusante do rio Contensa”. (...)
“A povoação do Rio de Onor, a que os rionorenses chamam al lugar, está dividida em dois núcleos situados dos dois lados da fronteira e distantes um do outro cerca de 150 metros. A aldeia espanhola é conhecida por Rihonor de Arriba e a portuguesa por Rionor de Abajo, visto ficar uma a montante e a outra a jusante do rio Contensa”. (...)
“Rionor de Abajo estende-se com relativa simetria ao longo das margens do rio, formando duas ruas compridas com casas de um lado e doutro. As duas margens estão ligadas por uma boa ponte de pedra apoiada em possantes pegões. Dos dois lados da ponte há uma espécie de larguitos, onde estão as duas fontes de água encanada, que desce do alto da encosta da margem direita, e abastece abundantemente a população”. (Jorge Dias 1984:51)
terça-feira, 14 de junho de 2011
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Torneio de Futsal
Realizou-se no dia 11 de junho, no polidesportivo de São Sebastião, o II torneio EFAP – 1.º ciclo, organizado pela Escola de Futsal Arnaldo Pereira (EFAP).
O Centro Escolar fez-se representar, e bem, com quatro equipas: os Rebeldes (4.º ano), os Durões (1.º ano), os Fantásticos (2.º ano) e o Gang dos Tubarões (3.º ano), pois conseguiram trazer para a Escola duas taças com o segundo lugar (os Fantásticos e os Rebeldes) e, talvez o mais representativo, o Prémio Fair Play, conquistado pelos mais pequenos, os Durões.
Foi um bom momento para o Centro Escolar que, mesmo no fim do ano, viu os seus alunos darem provas de estar em plena forma! Parabéns para todos.
sábado, 11 de junho de 2011
Dia de Portugal
No dia 10 de junho comemorou-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, "três em um", pelo que se justifica o feriado nacional.
A Secretaria-Geral do ME disponibilizou uma exposição virtual no âmbito destas comemorações, que incide sobre algumas figuras históricas e alguns símbolos emblemáticos dos Descobrimentos, e que partilhamos. (Clique aqui)
Digna de fazer parte desta exposição virtual seria a Bandeira lusa que os alunos fizeram no início do ano escolar com material de desperdício.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
O (Re)encantamento através da Leitura
OQTrup trouxe o espetáculo “Era uma vez... várias vezes” aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, que contemplava três histórias tradicionais, à mistura com muita música e várias formas de representação: sombras chinesas, teatro e fantoches.
Luís Portugal, Paulo Serafim e Vitor Fernandes, os três contadores de histórias que, por esta ordem, contaram “A velhinha e a cabaça”, “O diabo e o Lavrador” e “O Coelho Branco”, intervaladas por canções infantis, fizeram valer o seu talento histriónico, logrando um interessante espetáculo interativo com o seu público de palmo e meio.
Este espetáculo veio culminar o projeto “O reencantamento da escola pelo ato de ler”, projeto que, durante o ano letivo, levou os pais/encarregados de educação às escolas a lerem uma história às turmas dos seus educandos e que visava incutir o gosto pela leitura.
Foi uma ação muito agradável e de grande qualidade, que encantou pequenos e graúdos.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Era uma vez... várias vezes
O projeto “O reencantamento da escola pelo ato de ler” apresenta, no dia 9 de junho, no Centro Escolar da Sé, o grupo óqtrup, com Luís Portugal, o espetáculo "Era uma vez... várias vezes", a partir das 09:30 h até às 12:20 horas.
Mais uma atividade de promoção da leitura, destinada aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela.
Deixamos um "cheirinho " do que poderá acontecer...
Mediadores de leitura – A Mosca Fosca
As turmas do JI, do Centro Escolar, associaram-se ao projeto “Motivação para a Leitura: alunos de uma turma PIEF como mediadores de leitura” a ser implementado na turma PIEF – Eletricidade do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela.
Para o efeito, estes alunos deslocaram-se à biblioteca do Centro Escolar onde apresentaram, para as duas turmas do pré-escolar, o conto “A Mosca Fosca”, de Eva Mejuto.
No final, houve uma bela surpresa: um bolo da Mosca Fosca!
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Leituras Encenadas
O conto “A Grande Invasão”, de Isabel Minhós Martins, serviu de mote para a atividade “Leituras Encenadas”, dinamizada pelo grupo Os Peripécias, inserida na semana Artes e Livros e desenvolvida pela Biblioteca Municipal.
A leitura encenada ou dramatizada é uma forma de tornar mais vivo e emocionante o texto escolhido, sem necessidade de criar um espetáculo de teatro na verdadeira dimensão da palavra. Usando a voz l articulada com a expressão corporal e o espaço cénico, eis mais uma técnica de abordagem aos textos para promoção da leitura.
Foi mais uma atitude positiva para criar o gosto pelos livros aos nossos alunos, pois sabemos que ouvir ler é uma das melhores formas de promover a leitura entre os mais jovens.
domingo, 5 de junho de 2011
Dia Mundial do Ambiente
Desde 1972 que em todo o Mundo se comemora o Dia Mundial do Ambiente no dia 5 de junho.
Neste ano de 2011 o tema escolhido é “Florestas: a natureza ao seu serviço”, ano em que também ocorre o Ano Internacional das Florestas.
Como sabemos, são múltiplos os serviços prestados pelas florestas à Humanidade e à vida sobre a Terra. Para que esses benefícios se mantenham e melhorem, exprimimos, a seguir, o nosso desejo:
Fim à desflorestação indevida e respeito pela biodiversidade!
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Ida ao Teatro - Espanta-Pardais
Os alunos dos 1.º, 3.º e 4.º anos deslocaram-se à praça norte do Teatro Municipal de Bragança, a fim de assistirem à peça “Espanta Pardais”.
Foi uma interpretação muito interessante, que cativou os alunos. No final, houve interação entre os intérpretes e os alunos, tendo estes subido ao palco para cantarem a canção da peça que tinham visto representar.
Testes Intermédios
Pela primeira vez, os alunos do 2.º ano iniciaram hoje a realização dos Testes Intermédios (TI).
Os TI têm como objetivo efetuar um diagnóstico precoce das dificuldades de aprendizagem, que permitam uma intervenção pedagógica e didática eficaz.
A prova de hoje foi a de Língua Portuguesa. As matérias abordadas dizem respeito ao programa de Língua Portuguesa em vigor, bem como ao Currículo Nacional do Ensino Básico, nomeadamente no que respeita aos 1.º e 2.º anos de escolaridade, contemplando as seguintes competências: compreensão do oral, escrita, leitura e conhecimento explícito da língua.
No próximo dia 8, será a vez da prova de Matemática. Esta prova incidirá sobre os novos programas de Matemática.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Exposição de Expressão Plástica
A turma SE1, do primeiro ano, brindou toda a comunidade escolar com uma interessante exposição de expressão plástica, que ainda pode ser vista no Centro Escolar.
Os trabalhos realizados foram orientados pelo mestrando João Carlos Ferreira, na área de Ensino Educação Visual e Tecnológica no E. B., a fazer estágio nesta turma, e foram utilizadas várias técnicas: puntilhismo, decalcomania, carimbagem, texturas e outras, que visavam o desenvolvimento da motricidade fina e a realização de simetrias.
Estão de parabéns os pequenos artistas e o seu “mestre”.
Dia da Criança
Comemorou-se mais um Dia Mundial da Criança. Um dia muito especial em que a pequenada é protagonista.
O Centro Escolar quis proporcionar-lhes um dia escolar diferente, preparando várias atividades que fossem ao encontro das suas expetativas e inteiramente do seu agrado.
Estamos convictos de que a meta que nos propusemos foi mesmo ultrapassada, tendo em conta as imagens que registamos.
Dia das Ciências
O Dia das Ciências é uma atividade inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento. Tem como objetivos fomentar o gosto pelas ciências experimentais, desenvolver o espírito científico dos alunos, o gosto pela investigação e o desenvolvimento do trabalho colaborativo.
Diversas atividades dinamizadas pelos professores e também por uma equipa da Ciência Viva fizeram a delícia dos alunos.
A motivação foi intensa e os alunos colaboraram ativamente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)